Pesquisar
Close this search box.

10 motivos para conhecer Recife: a capital de Pernambuco

motivos para conhecer Recife

Introdução

No artigo de hoje, nós aqui do Universamente vamos te mostrar 10 motivos para conhecer Recife, a capital de Pernambuco. Mas antes de começar o blog, comente abaixo o que achou das dicas e curiosidades. Então, vamos para o artigo de motivos para conhecer Recife!

Atividades Turísticas em Recife

Encontrar atividades turísticas para fazer no Recife não é difícil. A cidade possui diversos lugares para visitar que se adaptam bem ao roteiro de viagem de todos os turistas. No Recife, existem pontos turísticos para o viajante independente, para quem vai levar a família inteira ou até mesmo para quem viaja em casal.

Por ser cortada pelos Rios Beberibe e Capibaribe, o Recife foi apelidado de “Veneza brasileira”. A capital de Pernambuco causa diferentes emoções nos turistas por suas paisagens, pela mistura do moderno e do antigo, sem falar nos vários movimentos culturais que só estando lá para desfrutar de verdade, então pegue a pipoca, pois aqui começa os motivos para conhecer Recife!

História de Recife

A fundação de Recife ocorreu em 1537, sendo a capital de Pernambuco uma das cidades mais antigas do Brasil. Iniciou-se como colônia portuguesa, passando desde os tempos áureos dos Engenhos de açúcar e pelo famoso status de capital da Invasão Holandesa até ser palco de muitas revoluções históricas. O Recife carrega consigo uma história pulsante observável com intensidade nos seus principais pontos turísticos.

Pontos Turísticos

1. Marco Zero

A Praça Rio Branco, localizada no Recife Antigo, é considerada um dos pontos turísticos mais famosos da capital Pernambucana. No entanto, o local é mais conhecido pelo nome de Marco Zero. Com uma rosa dos ventos bem ao centro, o Marco Zero é o ponto de partida para todas as visitas no Recife. Da praça, o turista conseguirá ver lugares como o estuário do porto de Recife e numerosos edifícios clássicos, sem falar no Parque das Esculturas no horizonte. Esse lugar, por si só, já faz valer a pena a visita. Para o turista recém-chegado na cidade, a Praça do Marco Zero é um excelente lugar para iniciar o seu roteiro pelo Recife.

2. Porto de Galinhas

Esta praia de águas cristalinas é uma das mais visitadas no Brasil. Não é à toa que foi eleita a melhor praia do Brasil por oito vezes consecutivas pelos leitores da revista brasileira “Voyage Turismo”, que levaram em consideração fatores como a beleza das piscinas naturais. O Porto de Galinhas é um lugar incrível para mergulhar, fazer snorkel e caminhadas ao longo da costa de areia branca. No local, você poderá desfrutar de uma vista espetacular do Atlântico.

O nome da praia faz referência ao período da escravidão e era, na verdade, uma espécie de “porto clandestino” onde os escravos que chegavam ao local aterrorizados com o terror da época ficavam escondidos em caixas destinadas às galinhas. Suas chegadas eram anunciadas com um a novas galinhas, para não causar suspeitas e controles governamentais. Após a abolição da escravidão no país, a praia ficou famosa por sua beleza incomparável e é uma forte candidata a ser visitada durante sua viagem a Recife.

3. Embaixada dos Bonecos Gigantes

Esse espaço consiste em um museu e também em uma homenagem a uma das maiores tradições culturais do carnaval Recife-Olinda. A Embaixada dos Bonecos Gigantes é um dos pontos turísticos do Recife Antigo, localizado na Rua Bom Jesus. Neste local ficam expostas várias figuras emblemáticas do Brasil e do mundo no formato de bonecos de cerca de 4 metros de altura. As obras ganham um enorme destaque, principalmente quando é época de carnaval. Durante a visita, a confecção e a tradição dos bonecos são explicados por guias turísticos da região. Para fazer a visita à Embaixada, os ingressos podem ser adquiridos no local.

4. Parque de Esculturas Francisco Brennand

Observar esse ponto turístico a partir do Marco Zero já é incrível, mas de perto o lugar se torna ainda mais encantador. O Parque das Esculturas é uma área ocupada por 90 esculturas do artista plástico Francisco Brennand, sendo a principal obra a Torre de Cristal, feita de argila e bronze, que se ergue a uma altura de 32 metros. Para fazer uma visita ao local, basta subir a bordo de uma das embarcações que saem do Pier no Marco Zero.

5. Ilha de Itamaracá

A ilha, que fica a uma distância de 30 km de Recife, é muito famosa por suas praias, a exemplo da Praia do Sossego. Outro destaque do lugar são as construções históricas, como o Forte Orange, que foi construído pelos holandeses e hoje serve como museu. A ilha é uma ótima dica de passeio para quem deseja conhecer mais praias do litoral Pernambucano além de Recife. Afinal de contas, não somente a capital mistura história, cultura e paisagens inacreditáveis.

6. Praia de Boa Viagem

A praia é uma das mais belas de Pernambuco e a principal de Recife. A Praia de Boa Viagem costuma ser o primeiro lugar a ser riscado da lista do que fazer no Recife, porque costuma hospedar grande parte dos turistas que visitam a capital de Pernambuco, pela ótima infraestrutura que oferece aos visitantes. O bairro de Boa Viagem é considerado o melhor lugar para se hospedar em Recife. Um dos seus atrativos é a enorme quantidade de hotéis e hospedagens alternativas que oferece. No Recife, em especial na Praia de Boa Viagem, é de suma importância seguir as determinações de evitar entrar na água em períodos de alta maré após chuvas intensas e não avançar sobre essas barreiras. Além de tudo, é comum ter ataques de tubarão na área, que nadam até lá por gostarem da água morna da praia.

7. Jardim Botânico de Recife

Essa área verde é muito importante para a capital Pernambucana, pois é um dos principais fragmentos da Mata Atlântica remanescentes na planície costeira do Recife. O Jardim Botânico possui sete jardins temáticos, os quais são: cactos, bromélias, orquídeas, palmeiras, plantas medicinais, sensorial e plantas tropicais. Além de ser um espaço aberto para visitação, também abriga diversas pesquisas sobre sustentabilidade, restauração e conservação das belezas naturais.

8. Forte das Cinco Pontas

O original projeto holandês do Forte das Cinco Pontas, hoje em dia está diferente, já que as cinco pontas foram reduzidas a quatro desde a reconstrução pelos holandeses no século 17. A fortaleza não possui mais a função de defender o Recife ou de servir como prisão, como imaginado no seu início. No Forte, agora funciona o Museu da Cidade do Recife e vale super a pena ser incluído em seu roteiro pela capital de Pernambuco.

9. Rua do Bom Jesus

A rua foi eleita pela revista americana “Architectural Digest” como uma das ruas mais bonitas do mundo, por conta de suas cores e vegetação planejada. Considerada uma das ruas mais antigas de Recife, o local é bastante famoso por sua arquitetura e história. Esse local, com certeza, deve ser incluído na sua lista de lugares para visitar no Recife.

10. Enseada dos Corais

Localizada no município Cabo de Santo Agostinho, a aproximadamente 45 minutos de Recife, a praia Enseada dos Corais consiste em um lugar tranquilo, de clima agradável e de uma beleza única temperada pelo turismo. Mais do que vale a pena fazer uma visita.

E aí, galera, ficaram com vontade de visitar a capital Recife? Esses foram os 10 motivos para se conhecer Recife. Curtiram? Se sim, comenta aqui abaixo, beijos e até o próximo artigo!

Você também pode curtir:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.