Gerenciando Programas de Inicialização
Se o seu computador ou notebook está demorando muito para iniciar e ficando lento durante o uso, existem algumas coisas que você pode tentar para melhorar o desempenho. Uma delas é gerenciar os programas que iniciam automaticamente com o Windows. Muitos aplicativos são configurados para abrir junto com o sistema, o que pode deixar a inicialização mais lenta.
Para controlar isso, você pode acessar a pasta “Inicializar” (digitando “shell:startup” no menu Executar) e remover dessa pasta os atalhos dos programas que não precisam abrir no boot. Outra opção é usar o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Shift+Esc), ir na aba “Inicializar” e desabilitar os aplicativos desnecessários.
Verificando Tarefas Agendadas e Serviços
Além disso, vale a pena verificar também o Agendador de Tarefas do Windows para ver se não há tarefas programadas consumindo recursos em segundo plano. Vá em “Biblioteca do Agendador” e desative as tarefas suspeitas ou que você não reconhece.
Por fim, confira também se não há serviços desnecessários sendo executados. Digite “services.msc” para abrir o gerenciador de serviços e desative (ou defina para “manual”) aqueles que você não usa. Mas cuidado para não desativar serviços essenciais do sistema.
Usando o CoPilot para Pesquisar Processos Desconhecidos
Caso você veja algum processo desconhecido consumindo muitos recursos, você pode pesquisar sobre ele no site CoPilot da Microsoft (copilot.microsoft.com). Lá você pode obter informações sobre o que é aquele processo e se é seguro desativá-lo.
O CoPilot é uma ferramenta excelente para usuários menos experientes, pois ele ajuda a entender o que está acontecendo no sistema e quais as melhores ações a tomar. Então, não hesite em usá-lo sempre que tiver dúvidas sobre algum processo ou serviço do Windows.
Mantendo o Sistema Atualizado e Otimizado
Com esses ajustes, a tendência é que seu PC ou notebook inicialize mais rapidamente e fique menos sobrecarregado, resultando em um melhor desempenho geral. No entanto, é importante lembrar que se o seu computador sempre foi lento, essas dicas podem não resolver completamente o problema.
Nesse caso, pode ser necessário avaliar se o hardware do seu computador está atualizado e se a configuração está adequada para as suas necessidades. Além disso, manter o sistema operacional e os drivers atualizados também pode ajudar a melhorar o desempenho.
Portanto, combine essas dicas de gerenciamento de inicialização e serviços com uma manutenção regular do seu computador, e você deve notar uma melhora significativa no tempo de inicialização e no desempenho geral do seu sistema.
Você também pode gostar:
- Galaxy S25: O Novo Rei do Custo-Benefício em 2025!
- Desvendando o iPhone 16e: O Novo Barato da Apple para 2025
- Nova Atualização iOS 18.3: Quais São as Novidades?
- Champions League: Dicas e Análises para 29/01/2025
- Palpites de Futebol para Hoje – 28/01/2025: Dicas e Análises